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Honda CBR 1000RR Fireblade, uma novidade


Modelo 2010 da superesportiva mantém toda a modernidade, a esportividade e o estilo que a tornaram um sucesso mundial. Resultado da experiência da Honda nas pistas de competição e uma das mais modernas e potentes motocicletas fabricadas na atualidade, o modelo 2010 da CBR 1000RR Fireblade chegou às concessionárias da marca com novas cores e grafismos ainda mais marcantes.

 

 

O modelo estará disponível nas cores preta, prata metálica com detalhes em laranja e branca perolizada com grafismos alusivos às cores da HRC (Honda Racing Corporation - Divisão de Competições da Honda).

Reunindo tecnologia com alta performance, esportividade e segurança, o modelo é inspirado na Honda RC212V, motocicleta que participa do campeonato mundial de MotoGP, e oferece o máximo de esportividade e prazer à pilotagem, com respostas imediatas à aceleração e grande maneabilidade, que é reconhecidamente uma de suas maiores virtudes.

Toda a sua potência está no motor de 999,8 cm3, com quatro cilindros em linha, DOHC (Double Over Head Camshaft), 16 válvulas, alimentado por injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System) e arrefecido a líquido. O conjunto gera potência máxima de 178,1 cv a 12.000 rpm e torque de 11,4 kgf.m a 8.500 rpm.

O sistema de injeção de combustível PGM-DSFI desenvolvido pela Honda processa com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura. Assim, o modelo possui aceleração linear com rápidas respostas, além de atender ao Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

Transmitindo segurança e eficiência, o conjunto de suspensões traz a mais alta tecnologia Honda das pistas de competições. A dianteira é do tipo telescópica invertida (Upside Down) e conta com seis regulagens de velocidade de compressão e retorno, garantindo maior estabilidade e controle. A traseira é UNIT PRO-LINK com sistema HMAS (Honda Multi Action System) e reservatório de gás, que permite múltiplas regulagens na velocidade de compreensão e retorno do amortecedor e da tensão da mola. O resultado é grande poder de tração com estabilidade e segurança.

Do tipo Diamond Frame com dupla trave em alumínio, o chassi tem forma de “U”, funcionando como elemento de ancoragem da balança traseira. Outro destaque é o amortecedor HESD (Honda Electronic Steering Damper), que utiliza atuador hidráulico com assistência eletrônica (módulo e sensor de velocidade), para anular eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações, oferecendo fácil maneabilidade em baixa velocidade e firmeza em velocidades maiores.

As rodas de alumínio de 17’’, combinadas aos pneus radiais de perfil superesportivo, asseguram excelente aderência.

Já o sistema de embreagem deslizante minimiza o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas e otimiza a transferência de potência, principalmente em uma pilotagem mais esportiva.

O modelo oferece ainda o H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), um sistema de proteção contra furto. A tecnologia, considerada um diferencial Honda, proporciona maior segurança ao estacionar o veículo em locais públicos, uma vez que somente a chave original tem capacidade para acionar o motor, devido à identificação por chip eletrônico.

Design moderno e formas compactas

O estilo marcante e esportivo da CBR 1000RR Fireblade é baseado no conceito “Ultra Light Strong Form” – uma combinação de linhas fortes e marcantes, com formas mais compactas e redução de peso nas extremidades. Toda a sua estrutura foi projetada para oferecer alta performance e estabilidade.

Na dianteira, a carenagem possui linhas que harmonizam com o farol e com as entradas de ar. Já o tanque de combustível, com capacidade de 17,7 litros, é robusto e oferece excelente encaixe para as pernas do piloto.

O painel de instrumentos é completo, com hodômetros total e parcial, tacômetro, indicador da temperatura do motor, indicadores de reserva e direção, relógio e H.I.S.S. (Honda Ignition Security System). Destaque para o “Shift Light”, indicador que pode ser ajustado para mostrar o momento mais adequado para a troca de marcha, de acordo com o estilo de pilotagem; e para o computador de bordo, que aponta quantos quilômetros o motociclista pode percorrer com o combustível na reserva.

O assento e a rabeta têm visual agressivo e compacto, o que melhora o posicionamento do piloto e deixa a motocicleta muito mais esportiva, aumentando a sensação de agilidade.

Outra característica marcante é seu escapamento, que privilegia a centralização das massas. Seguindo uma tendência derivada da MotoGP, o componente tem desenho curto e está fixado na lateral do modelo. Sua configuração é do tipo 4 x 2 x 1, em aço inox.

O conjunto óptico dianteiro possui faróis alto e baixo independentes, com refletores multifocais e lente de policarbonato e lâmpadas de 55/55W. O conjunto de luzes espias e os indicadores de direção são em LEDs (Light Emitter Diode) e estão integrados aos espelhos retrovisores, garantindo melhor aerodinâmica, além de visibilidade e segurança ao motociclista.  

Já a lanterna traseira é compacta e possui dupla fileira de luzes em LED, que permite uma distribuição adequada do brilho da luz emitida, resultando em perfeita sinalização e visualização em diferentes situações como neblina e direção noturna.

Segurança nas frenagens

O conjunto de freios da CBR 1000RR Fireblade é equipado com disco duplo de 320 mm de diâmetro e cáliper de fixação radial de quatro pistões na dianteira. Já o freio traseiro possui um disco de 220 mm de diâmetro com cáliper de um pistão.


Fonte: Jacson Miguel Stülp – CaseMkt (com informações da Honda)



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